league

League of Legends (abreviado como LoL) é um jogo multiplayer online battle arena (MOBA), desenvolvido e publicado pela Riot Games para o Microsoft Windows e Mac OS X. É um jogo gratuito para jogar e inspirado no modo Defense of the Ancients (DOTA) de Warcraft III: The Frozen Throne.Em League of Legends, os jogadores assumem o papel de "summoner's", controlando campeões com habilidades únicas e que lutam com a sua equipa contra outros summoner's ou campeões controlados pelo computador. No modo mais popular do jogo, o objetivo de cada equipa é destruir o nexus da equipa adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas. Cada jogo de League of Legends é distinto, pois os campeões começam sempre fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo.


League of Legends foi bem recebido desde o seu lançamento e sua popularidade cresceu ao decorrer dos anos. Em julho de 2012, League of Legends foi o jogo para computador mais jogado na América do Norte e Europa em termos de número de horas jogadas. Até janeiro de 2014, mais de 67 milhões de pessoas jogavam League of Legends por mês, 27 milhões por dia e mais de 7,5 milhões durante o horário de pico.


League of Legends tem um cenário competitivo grande e ativo. Na América do Norte e Europa, a Riot Games organiza o League of Legends Championship Series (também conhecido como "LCS"), que consiste em 10 times profissionais de cada continente. Competições regionais semelhantes existem na China, Coreia, Taiwan e Sudeste da Ásia, Brasil, América Latina, Turquia, CEI (Comunidade dos Estados Independentes - antiga União Soviética) e Japão. Essas competições regionais levam as melhores equipas ao League of Legends World Championship, um campeonato mundial que ocorre anualmente. Em 2013, o prêmio do torneio foi de $1 milhão e teve 32 milhões de espectadores online. O torneio de 2014 teve o quinto maior prêmio da história de eSports, dando à equipa vencedora vencedor 2,3 milhões de dólares.